Os últimos tempos vieram demonstrar que todos podemos ser surpreendidos por situações desafiantes que nos obrigam a repensar as nossas ações, a redirecionar os nossos esforços, a escolher novos caminhos.

Num contexto pandémico, a junta de freguesia criou respostas que foram ao encontro das necessidades da população, procurando protagonizar uma gestão pública próxima, proativa e focada nas pessoas. Seguimos, assim, a linha orientadora que nos guia desde 2013: servir a nossa população porque em primeiro lugar estão as pessoas e o seu bem-estar.

É com a consciência que temos a obrigação de contribuir, com dedicação e humildade, para a qualidade de vida dos nossos fregueses e freguesas, que iniciamos um novo mandato autárquico com confiança e motivação reforçadas para que, juntos, possamos garantir o futuro do Montijo e do Afonsoeiro.

Com proximidade, diálogo e cooperação, visando a coesão social e o desenvolvimento sustentável da freguesia, pretendemos executar um conjunto de ações e projetos que vão ao encontro das necessidades da comunidade, nas mais diversas áreas: educação, saúde, apoio social e solidariedade, cultura, desporto, bem-estar animal, associativismo, emprego, entre outras.

Vamos criar o Espaço do Cidadão, dar continuidade ao Orçamento Participativo, criar um posto de atendimento digital para acesso ao SNS24 Balcão para que a população possa aceder remotamente aos serviços digitais do SNS, reforçar o apoio ao comércio local e apoiar iniciativas promotoras da empregabilidade e do empreendedorismo.

Iremos reforçar a proximidade às instituições de solidariedade social e ao movimento associativo cultural e desportivo, aumentar o apoio alimentar às famílias economicamente vulneráveis, prosseguir o programa Cuidar +65 junto população sénior, famílias e cuidadores informais, promover a saúde mental através da disponibilização de apoio psicológico gratuito na junta de freguesia.

Na cultura, desporto e associativismo queremos continuar a dinamização de atividades e eventos como o Carnaval, o Dia da Criança, as colónias balneares, entre outros, procurando descentralizar as atividades culturais e desportivas pelos vários bairros da freguesia. Vamos impulsionar o processo de constituição de uma comissão para a reativação das Festas do Afonsoeiro e promover a leitura através da criação da biblioteca “Professor João Primo Jaleco” no Afonsoeiro, entre outras iniciativas.

Continuaremos, igualmente, a cumprir as competências legalmente atribuídas ou delegadas à junta em matéria de educação, com o apoio diário e de diversa ordem às escolas e à comunidade educativa, e em matéria de espaço público, com o reforço da higiene e limpeza, a manutenção dos parques infantis, aparelhos de ginástica ao ar livre, dos caminhos pedonais e dos parques caninos. Já no contexto da mobilidade suave pretendemos promover a instalação de serviços e equipamentos, como por exemplo uma rede de bicicletas elétricas.

Para concretizar este e outros projetos, serei nos próximos quatro anos o presidente de junta de todos os Montijenses e de todos os Afonsoeirenses. Junto com a minha equipa, tal como sempre fizemos, manterei aberta a porta da Junta a todos, sem qualquer exceção, para um diálogo e uma colaboração constantes no interesse e na defesa da nossa terra.

Conto com todos. Podem contar comigo!

Um abraço com amizade
Fernando José Gouveia Caria