Ao longo dos últimos anos, o executivo da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, que tenho a honra de presidir, tem procurado incentivar à participação dos cidadãos na vida da sua freguesia, porque achamos que, cada vez mais, as populações devem participar nas escolhas para a freguesia.

No território da nossa União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro estão concentrados 72 por cento da população de todo o concelho do Montijo. Homens e mulheres que, naturalmente, têm as suas aspirações, as suas necessidades enquanto fregueses de pleno direito.

Fomos adquirindo um  conhecimento efetivo da realidade da nossa freguesia e das necessidades concretas da nossa população que, nos permite neste mandato autárquico, iniciado em outubro de 2017, desenvolver um plano de ação estruturado para proporcionar um melhor futuro aos nossos fregueses e freguesas, numa lógica de gestão participada.

Nesse sentido, vamos implementar nos próximos anos um conjunto de medidas que procuram incentivar a participação dos cidadãos, fomentar as relações de proximidade e o sentido de pertença à União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

Vamos, por exemplo, instituir o Orçamento Participativo, onde a população poderá escolher os projetos que melhor satisfaçam as suas necessidades, que serão depois executados pela junta. Estamos já a proceder à criação do Provedor do Freguês, uma figura independente e que será importante na aproximação e no incentivo à participação ativa dos cidadãos.

Queremos manter uma relação de proximidade muito forte com as Escolas e as Associações de Pais e Encarregados de Educação, valorizando o seu papel como elos fundamentais na comunidade educativa e promovendo a defesa da Escola Pública. Vamos continuar, igualmente, a apoiar o movimento associativo do concelho na dinamização dos seus projetos e atividades culturais, desportivas e sociais.

A proximidade e apoio na área social é outra aposta da nossa freguesia. Vamos continuar a apoiar as famílias carenciadas da freguesia, as instituições particulares de solidariedade social e os nossos seniores, desenvolvendo medidas promotoras na área da saúde e do envelhecimento ativo, como é exemplo o projeto Cuidar +65.

As pessoas são o motivo da nossa ação. É para as pessoas, com as pessoas e ao lado das pessoas que trabalhamos diariamente, na consciência que temos a obrigação de contribuir, com dedicação e humildade, para a qualidade de vida dos nossos fregueses e freguesas.

A sua participação é fundamental para a execução desta nossa política. Quer através deste nosso site, do Facebook, do correio eletrónico ou de forma presencial, estamos sempre de portas abertas para si, porque juntos faremos, cada vez, mais e melhor pelo Montijo e pelo Afonsoeiro!

Um abraço com amizade
Fernando José Gouveia Caria