Notícias

I Feira +Saúde Montijo

 

O Centro de Saúde do Montijo, através da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, assinala o Dia Mundial do Médico de Família (19 de maio), com a I Feira + Saúde Montijo, no Parque Municipal, no dia 17 de maio, entre as 14h00 e as 18h00.

Com três atividades dirigidas à população, o evento pretende aproximar os profissionais de saúde da comunidade e, simultaneamente, assinalar a efeméride indicada que, este ano, tem como lema oficial “Médico de família, o mais próximo de mim”.

Assim, a I Feira +Saúde Montijo vai arrancar às 14h00 com a atividade “Brincar Saudável”, destinada crianças em idade pré-escolar e a frequentar o 1.º ciclo do ensino básico e que procura sensibilizar para a importância do brincar, da promoção de hábitos de brincar e da sua relação com o desenvolvimento de adultos mais física e espiritualmente saudáveis, através da prática de jogos tradicionais, do brincar ao ar livre e do contacto com a natureza.

Ler mais

MAPPE promove debate sobre educação

O Núcleo do Montijo do MAPPE – Movimento Pais, Professores, Educadores e Alunos Unidos promove a palestra “O Movimento de Escola Moderna em Portugal. TPCs: Sim ou Não?”, no próximo dia 18 de maio, a partir das 15h00, no salão nobre da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

A palestra pretende apresentar a origem histórica, os referenciais teóricos e os princípios pedagógicos do Movimento da Escola Moderna (MEM) português. Um segundo objetivo, a propósito dos trabalhos para casa, é promover a compreensão crítica das razões dos que defendem e dos que são contra esta atividade, partilhando-se estratégias de como se pode promover nas crianças e jovens, quer a autonomia e a responsabilidade pelo estudo e pelas aprendizagens curriculares, quer o gosto e o sentido pelo trabalho escolar.

Ler mais

Banco de Ajudas Técnicas

Está a decorrer a consulta pública do Projeto de Regulamento do Banco de Ajudas Técnicas da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, uma iniciativa que visa, através de empréstimo de equipamento, apoiar pessoas em situação de dependência física, temporária ou permanente, cujo estado de saúde imponha esta necessidade, minorando as dificuldades de mobilidade e facultando uma melhoria de cuidados na dependência face a terceiros.

O Projeto de Regulamento, agora em consulta pública, pretende definir as normas a que a disponibilização das ajudas técnicas aos cidadãos fica sujeita, de forma a garantir o cumprimento dos princípios de justiça, igualdade e imparcialidade no acesso a tais ajudas técnicas, bem como estabelecer regras de responsabilização dos respetivos beneficiários.

Saiba mais em https://jf-montijoeafonsoeiro.pt/acao-social/ 

Colónia Balnear Infantil

As inscrições para a Colónia Balnear Infantil decorrem entre 6 e 31 de maio para todas as crianças, dos 6 aos 11 anos de idade (feitos até 31 de maio do corrente ano), na sede da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro e na delegação do Afonsoeiro, através de impresso próprio adquirido no local de inscrição ou no site da junta, acompanhado do B.I./C.C. do encarregado de educação e da criança.

Normas Colónia Balnear

Formulário Inscrição

Formulário Inscrição – Monitores

Formulário Dados Pessoais

Declaração Responsabilidade

 

 

 

Orçamento Participativo

A Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro (UFMA) deu início à implementação do Orçamento Participativo da UFMA, procurando promover o processo de participação dos cidadãos na vida pública, na convicção que o aprofundamento da democracia participativa é fundamental para a consciencialização de que todos somos responsáveis pelo bem comum.

O Orçamento Participativo é um instrumento que permite a aproximação da comunidade aos órgãos autárquicos, envolvendo a população na avaliação e identificação das necessidades e priorização do investimento, dotando-a do poder deliberativo relativamente às atividades que devem ser integradas no Plano de Atividades da Junta de Freguesia da da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, de acordo com o orçamento definido.

A Junta de Freguesia destinou o valor de €10 000 (dez mil euros) das verbas consignadas para investimento, às propostas aprovadas no âmbito do Orçamento Participativo.

Ler mais

Missão Saúde Oral no Montijo e Afonsoeiro

A Missão Saúde Oral da Colgate vai estar na União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro nos dias 26 e 27 de março, a partir das 9h00, para disponibilizar avaliações da higiene oral feitas por Higienistas Orais à população inscrita.

Estas avaliações da higiene oral incluem uma recomendação geral relativa à saúde oral dos participantes e os corretos hábitos de higiene oral, não estando incluídos quaisquer tratamentos ou meios de diagnóstico complementares.

Neste ano de 2019, a Colgate, em parceria com a Associação Portuguesa dos Higienistas Orais, convidou as Juntas de Freguesia de todo o país a associar-se a este projeto durante o mês de março – Mês da Saúde Oral.

A Colgate iniciou a Missão Saúde Oral com o intuito de consciencializar a população para a importância da Saúde Oral, promover a prática de uma higiene oral saudável e melhorar o conhecimento relativamente ao estado de Saúde da população. Nas 18 edições, já realizadas em Portugal, foram impactadas milhares de pessoas!

Saiba mais em  http://colgate.pt/saudeoral

Carnaval do Montijo foi um sucesso

Foram milhares e milhares de pessoas que estiveram nas ruas do Montijo para os Corsos do Carnaval do Montijo 2019, nos dias 3 e 5 de março.

Uma verdadeira enchente que não perdeu pitada de um corso composto por nove carros e 1400 figurantes, de 30 associações do concelho do Montijo.

Houve lugar à paródia com a política local e nacional, o novo Aeroporto do Montijo também marcou presença… entre muita animação dos participantes que optaram por temas diversificados: dos flamingos do Tejo, passando pelos primeiros presos da futura cadeia de Canha, pelo circo, entre muitas outras fantasias.

O Carnaval do Montijo diferencia-se pelo seu cariz popular, autenticidade e envolvimento da população nos desfiles. É um Carnaval sem muitas luxúrias, mas com muita alegria.

A organização foi da Banda Democrática 2 de Janeiro, Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, Motoclube do Montijo, Clube Desportivo Cultural e Recreativo “Os Unidos”, A Quadrada ACD, Grupo “Os Comilões”, Associação Náutica Montijense – ANAU e Comissão A Baixa do Montijo, com o apoio da Câmara Municipal do Montijo e da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro e de outras entidades.

Carnaval das Escolas anima Montijo

Índios, super-heróis, princesas, roqueiros e muitas outras máscaras encheram, no dia 1 de março, as ruas do Montijo no Carnaval das Escolas.
Os cerca de 2000 alunos das escolas localizadas no território da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro demonstraram que é muito bom… brincar ao Carnaval!

 

Visita ao Montijo e Afonsoeiro foca atenção no espaço público

O executivo da Câmara Municipal do Montijo, acompanhado pelo executivo da junta de freguesia, realizou uma visita ao território da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, nos dias 11 e 12 de março, que percorreu os diversos bairros e permitiu verificar, in loco, as intervenções recentemente efetuadas no espaço público e outras que necessitam de ser executadas.

 

No centro da cidade, Nuno Canta, Fernando Caria e a restante comitiva deram particular atenção à Frente Ribeirinha e as questões da reabilitação urbana. Estiveram, ainda, no Bairro da Caneira, onde os moradores solicitaram mais iluminação na estrada que liga o Montijo ao Samouco, e no Bairro do Saldanha, a analisar a futura intervenção na Praceta Cidade de Braga.

No dia passado na zona do Afonsoeiro, Alto das Vinhas Grandes, Charqueirão e Colinas do Oriente, os principais assuntos prenderam-se com a necessidade de marcação de lugares de estacionamento junto ao Centro de Saúde de Afonsoeiro, a poda de árvores em ruas no Alto das Vinhas Grandes, a limpeza e corte de ervas no Charqueirão e a colocação de pavimento nas áreas de circulação do Jardim da Praça da Paz para facilitar a mobilidade dos cidadãos.

Procurando dar mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas instituições de solidariedade social, no primeiro dia de visita teve lugar uma reunião com as instituições que oferecem respostas sociais no território da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

As instituições apontaram como principais problemáticas a necessidade de instalações próprias ou de obras nos edifícios existentes, assim como o reforço das parcerias com as autarquias e entre as próprias instituições.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo enalteceu o papel fundamental destas instituições na integração social, no combate à exclusão e no apoio à população de maior vulnerabilidade e mostrou a disponibilidade da câmara para continuar a cooperar com as instituições, no sentido da resolução de alguns dos problemas apresentados.

Nas reuniões com os munícipes, destacou-se a presença da Associação de Moradores das Colinas do Oriente que colocou aos autarcas um conjunto de intervenções que são necessárias realizar no espaço público daquele bairro, entre as quais a colocação de passadeiras sobreelevadas na Av Rainha Santa Isabel e a requalificação da fonte localizada na Praça da Liberdade.

Durante o dia, os autarcas da câmara e da junta já tinham estado nas Colinas do Oriente. Nuno Canta indicou, assim, aos munícipes que a câmara irá efetuar a sobreelevação de uma das passadeiras da Av Rainha Santa Isabel, para tentar minimizar as velocidades praticadas pelos automobilistas, e irá demolir a fonte e nivelar o pavimento no local, já que existe concordância com a comissão de moradores para a execução da intervenção.

A próxima visita do executivo municipal terá lugar no dia 25 de março, à União das Freguesia de Pegões.