A Ação Social é uma área que tem merecido a nossa particular atenção, principalmente por razões relacionadas com o desemprego e com a problemática, infelizmente ainda presente, das famílias economicamente mais vulneráveis. Assim, procuramos responder junto dos jovens, seniores e famílias carenciadas, no âmbito dos apoios sociais, através do nosso Gabinete de Ação Social. Continuamos, igualmente, a apoiar as instituições da rede de apoio alimentar do concelho e a desenvolver ações de solidariedade junto das famílias carenciadas, em particular no Natal com o apoio de várias entidades da freguesia.

Paralelamente estamos a desenvolver outros projetos:

  • o Cuidar +65 junto da população sénior (+65 anos). É um projeto de Envelhecimento Ativo que pretende promover a articulação integrada dos recursos da comunidade com a população sénior e desenvolver/implementar mecanismos de contacto de proximidade com a população sénior mais vulnerável (mais isolada e com menor rede de apoio familiar/social);
  • o Banco de Ajudas Técnicas, que visa apoiar pessoas em situação de dependência, temporária ou permanente, cujo estado de saúde imponha essa necessidade, minorando as dificuldades de mobilidade e facultando uma melhoria de cuidados na dependência face a terceiros, através de empréstimo de equipamentos.

Nos últimos dois anos, por força da pandemia, desenvolvemos um vasto trabalho social no apoio à população, através do projeto “Podemos Ajudar”. O ideal seria não ter de dar continuidade a este projeto. Contudo, enfrentamos ainda momentos de incerteza sobre a evolução da pandemia e as suas consequências na sociedade, pelo que continuaremos a executar estas e outras ações de mitigação das consequências sociais e económicas da pandemia na nossa população.