Ação de formação para professores do 1.º ciclo

Ação de formação para professores do 1.º ciclo

Teve início no dia 9 de novembro uma das ações do projeto vencedor do Orçamento Participativo 2019 da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro. Trata-se da Oficina de Formação Online “O trabalho de aprendizagem curricular por projetos no 1.º ciclo”, dirigida a professores do 1.º ciclo que lecionam nas escolas públicas do território da União de Freguesias ou sejam residentes no Montijo e Afonsoeiro.

A formação, ministrada por Luís Mestre, professor do 1.º ciclo com larga experiência na prática do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna, é realizada na plataforma digital Zoom e até dia 13 de novembro, ainda, é possível aceitar novas inscrições através do email podemosajudar.ufma@gmail.com.

Esta oficina de formação online pretende instituir o trabalho de aprendizagem curricular por projetos em ambiente educativo, de modo a desenvolver o papel ativo, responsável e autónomo dos alunos na construção cooperada do conhecimento. A par da promoção da motivação pela aprendizagem escolar, pretende-se, igualmente, desenvolver competências investigativas nos alunos, que possibilitem uma apropriação mais ativa, significativa e sólida do conhecimento.

Depois de um ano atribulado com o cancelamento das formações já programadas, quando se deu o período de confinamento em março devido à pandemia da covid-19, conseguimos finalmente iniciar uma das formações com o apoio do CENFORMA – Centro de Formação de Montijo e Alcochete.

O projeto “Educa+” do MAPPE – Movimento Pais, Professores, Educadores e Alunos Unidos foi o vencedor do Orçamento Participativo 2019. Trata-se de um projeto que pretende ir ao encontro das necessidades das crianças/jovens e do seu desenvolvimento integral, contribuindo para uma diferenciação pedagógica e para novas dinâmicas educativas.