Junta de Freguesia disponibiliza vacinação contra a gripe

A partir de dia 26 de outubro, a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro inicia uma parceria com a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (Centro de Saúde do Montijo) para a realização da vacinação gratuita contra a gripe.

A parceria destina-se a população com idade igual ou superior a 65 anos ou com doença crónica documentada (diabetes, insuficiência renal a fazer hemodiálise ou trissomia 21), que seja utente desta unidade de saúde e residente no território da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

Atendendo ao contexto de pandemia por covid-19, e conscientes dos tempos excecionais que vivemos, esta parceria pontual tem como objetivo descentralizar os locais de vacinação, evitando uma maior concentração de utentes na unidade de saúde e assegurando, de forma mais célere, uma maior cobertura de população vacinada.

A vacinação será efetuada por profissionais de saúde, na sede e/ou delegação da junta de freguesia, sendo necessário agendamento prévio através do telefone 215 857 417 (de 2.ª a 6.ª feira, entre as 09h00-12h30 e 14h00-17h30). Fora destes períodos, as inscrições podem ser feitas para o email podemosajudar.ufma@gmail.com ou através do preenchimento do seguinte formulário https://forms.gle/9Z1eJG2e52Mn53KV7

A população residente na União de Freguesias, com idade igual ou superior a 60 anos ou pertencente a um grupo prioritário, de acordo com a Norma n.º 016/2020 da Direção Geral da Saúde, pode solicitar, também, o agendamento da vacinação desde que a vacina seja adquirida pelo próprio na farmácia.

A população residente na União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro que seja utente da Unidade de Saúde Familiar do Afonsoeiro deve contactar a referida unidade para agendamento da vacina, uma vez que esta unidade não estabeleceu a presente parceria com a junta de freguesia.

A gripe é uma doença transmissível que pode evoluir com complicações e que pode ser prevenida ou atenuada através da vacinação, que não é obrigatória, no entanto é recomendada para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, bem como para outros grupos alvo prioritários, nomeadamente para aqueles em maior risco de sofrerem complicações. Se tem familiares deste grupo etário, explique-lhes a importância da vacinação, sobretudo no contexto pandémico que vivemos.

Para mais informações sobre a vacinação contra a gripe sazonal em 2020/2021 consulte: http://ow.ly/9Qur50BB39i