Esclarecimento – Encerramento temporário – Delegação da Junta no Afonsoeiro

Esclarecimento – Encerramento temporário – Delegação da Junta no Afonsoeiro

Desde o início da pandemia de covid-19 que a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, tal como centenas de outras atividades de caráter público ou privado, enfrenta constrangimentos de recursos humanos relacionados com a ausência de trabalhadores por motivo de doença de risco, por baixas prolongadas e/ou gozo obrigatório e necessário de férias.

Com um quadro de pessoal administrativo bastante reduzido pelas razões acima mencionadas, fomos forçados a encerrar, temporariamente, o atendimento presencial na delegação da Junta localizada no Afonsoeiro.

Sempre assumimos com clareza a missão de servir a nossa população, em proximidade e parceria, pelo que o encerramento temporário da delegação da junta foi uma decisão ponderada e difícil de tomar, mas a única viável para o funcionamento normal dos serviços administrativos da nossa junta de freguesia.

Tal como já afirmámos, esta é uma situação temporária e estamos a trabalhar na sua resolução. Desde dezembro de 2019 que temos a decorrer um concurso para admissão de dois assistentes administrativos, procurando colmatar a ausência de trabalhadores com baixas prolongadas e, simultaneamente, aumentar o nosso quadro de pessoal. Também, neste caso, a pandemia levou à interrupção deste procedimento, que, entretanto, já conseguimos retomar para que esteja terminado brevemente.

Esclarecidos os motivos do encerramento temporário da delegação do Afonsoeiro foi com surpresa que vimos este assunto servir de jogada política por parte da CDU Montijo. Ainda para mais quando os vários partidos representados na nossa freguesia estão a par destes constrangimentos e sabem os motivos das nossas dificuldades de recursos humanos, que existem há alguns anos e se adensaram com a pandemia.

O executivo da Junta de Freguesia não encerrou a delegação da junta no Afonsoeiro por capricho ou por diminuição do Afonsoeiro face ao Montijo, mas por que momentaneamente não existe outra solução que seja viável. Sabemos ser uma situação que causa incómodo na população e, por isso, estamos a trabalhar para uma solução definitiva do problema e a oposição sabe disto!

Em política não vale tudo. E, sobretudo, não vale a tentativa de mascarar a verdade e manipular os cidadãos, procurando retirar proveitos políticos de uma situação que resulta, em grande medida, de circunstâncias alheias a todos nós e que veio alterar substancialmente o quotidiano das instituições e da sociedade.

Aos nossos fregueses do Afonsoeiro, assim que for possível, asseguramos que será reaberta a delegação da junta e pedimos desculpa pelos incómodos que possa estar a causar. Enquanto uns se limitam a apontar o dedo sem arranjar soluções, nós optamos por estar, como sempre estivemos, disponíveis e próximos para continuar a servir a nossa população do Montijo e do Afonsoeiro.

Montijo, 1 de setembro de 2020

O Presidente da Junta

Fernando Caria

Esclarecimento Encerramento Temporário Delegação Afonsoeiro