Carnaval do Montijo está a chegar!

A folia, a diversão e a sátira voltam a ser os ingredientes principais do Carnaval do Montijo, que vai estar nas ruas do centro da cidade de 21 a 25 de fevereiro. A entrada é livre e esperamos por si para aquele que é o Carnaval mais genuíno da Margem Sul!

Para 2020, o Carnaval do Montijo apresenta um pacote global de eventos de entretenimento, que se inicia na sexta-feira, dia 21 de fevereiro, pelas 10h00 com o Desfile das Escolas, nas principais artérias da cidade, e que conta com a presença de 2000 crianças do Agrupamento de Escolas do Montijo e do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra.

O Corso Carnavalesco vai sair à rua nas tardes de domingo, 23 de fevereiro, e de terça-feira, 25 de fevereiro, a partir das 15h00, num percurso desde a Frente Ribeirinha, passando pela Avenida dos Pescadores e terminando na Praça da República, onde se realizará um Baile Popular.

Nas edições anteriores, foram milhares de pessoas que nos visitaram e marcaram presença nas ruas da cidade para celebrar cada dia dos Corsos Carnavalescos. É como nenhum outro na região e, com orgulho, um Carnaval de feições populares, sem muita exuberância e luxúria, mas com muita alegria e folia, num verdadeiro espetáculo animado por diversos carros alegóricos e com a participação de mais de 1 200 foliões de mais de 30 clubes, associações e tertúlias da cidade e do concelho do Montijo.

Ao longo dos cinco dias de festa, também, em várias associações da cidade e do concelho decorrem bailes de Carnaval.

Criado e mantido pelo povo, o nosso Carnaval é genuíno, espontâneo, livre, onde o espírito crítico, o lúdico e a sátira se associam à emoção e à folia, reavivadas ano após ano.

O Carnaval do Montijo é organizado pela Associação Somos Peixinho, Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, Motoclube do Montijo, Clube Desportivo Cultural e Recreativo “Os Unidos”, A Quadrada ACD, A Baixa do Montijo ConVida, ANAU-Associação Náutica Montijense e o Grupo “Os Comilões”, com o apoio da Câmara Municipal do Montijo e da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

Carnaval do Montijo 2020 é Ecoevento

E se brincar ao Carnaval é essencial, não menos importante é brincar respeitando o meio ambiente: pela primeira vez o Carnaval do Montijo será um Ecoevento. A Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, em parceria com a Amarsul e com o apoio voluntário de jovens de uma turma de 11º ano da Escola Secundária Jorge Peixinho, vai implementar um sistema de recolha seletiva de embalagens e sensibilização durante o evento e sensibilizar os participantes e o público presente para boas práticas de prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos

Posteriormente, o material recolhido será encaminhado para tratamento e valorização na Central de Triagem da Amarsul. Os desperdícios resultantes dos carros alegóricos serão, igualmente, recolhidos e encaminhados. Em função da quantidade entregue, parte da receita da reciclagem irá reverter para uma instituição ou projeto social da freguesia.

O Carnaval do Montijo é assim um Ecoevento de cariz popular, autêntico e muito participado.

A entrada é livre. Venha brincar ao Carnaval no Montijo!

Os comentários estão fechados.