Projeto Educa+ está a ser implementado nas escolas

Desde o início deste mês que está a ser implementado, nas nove escolas básicas do território da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, o projeto “Educa+” do MAPPE – Movimento Pais, Professores, Educadores e Alunos Unidos, projeto vencedor do Orçamento Participativo 2019.

Trata-se de um projeto que pretende ir ao encontro das necessidades das crianças/jovens e do seu desenvolvimento integral, contribuindo para uma diferenciação pedagógica e para novas dinâmicas educativas.

Entre as ações a desenvolver encontram-se aulas de Yoga, que já tiveram início junto de 20 turmas do 1.º ciclo do ensino básico, abrangendo um total de 500 crianças. Até junho, quatro professores/mestres de Yoga estão a proporcionar estas aulas, que foram muito bem recebidas, tanto por professores como pela larga maioria dos pais.

O projeto “Educa+” propõe, ainda, ações de formação para professores/educadores das escolas da freguesia. Relativamente a esta segunda vertente, já decorreu a fase de candidaturas e a primeira formação, intitulada “Meditação e comunicação para professores e educadores” irá ter lugar em março próximo, contando já com 25 professores/educadores das escolas básicas do 1.º ciclo e técnicos de instituições particulares de solidariedade social.

Futuramente, serão, ainda, realizadas as “Jornadas Educa +” abertas a toda a comunidade, e onde serão dinamizadas palestras, workshops/oficinas, debates/círculos de conversa e divulgação de livros e jogos na área educacional.

O Orçamento Participativo é um instrumento que permite a aproximação da comunidade aos órgãos autárquicos, envolvendo a população na avaliação e identificação das necessidades e priorização do investimento, dotando-a do poder deliberativo relativamente às atividades que devem ser integradas no Plano de Atividades da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, de acordo com o orçamento definido.

Ao implementar o Orçamento Participativo a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro pretende promover o processo de participação dos cidadãos na vida pública, na convicção que o aprofundamento da democracia participativa é fundamental para a consciencialização de que todos somos responsáveis pelo bem comum.

Os comentários estão fechados.