Junta comemora Dia Internacional da Cidade Educadora

No próximo dia 30 de novembro, a Junta de Freguesia vai promover diversas atividades no âmbito das comemorações da 4.ª edição do Dia Internacional da Cidade Educadora, sob o lema “Escutar a cidade para a transformar”. As atividades a desenvolver são o reflexo de dois projetos implementados pela Junta de Freguesia da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, cuja base assenta totalmente na construção partilhada entre a população e a autarquia. Ouvir as ideias, conhecer as necessidades, construir os caminhos e apresentar os resultados para, e com, a população é um dos objetivos primordiais deste Executivo.

Assim, as atividades propostas são:

30/11 – 10h30 – Junta de Freguesia

Apresentação do projeto vencedor do Orçamento Participativo 2019 com Aula de ioga para pais e filhos – Espaço Cultural – Ashram Pashupati do Montijo.

O projeto vencedor do OP 2019 da Junta de Freguesia foi o projeto Educa +, apresentado pelo MAPPE, e que engloba diversas atividades formativas e educativas para a comunidade educativa, bem como a implementação do yoga em algumas turmas das escolas do 1.ºciclo das escolas da freguesia.

30/11 – 15h00 – Junta de Freguesia

Inauguração da Árvore de Natal da Junta de Freguesia, elaborada pelas seniores das Tertúlias de Artes e Ofícios do Cuidar +65.

30/11 – 15h30 – Junta de Freguesia – Para toda a população

Aula aberta e Construção da Aldeia Galega das Tertúlias de Artes e Ofícios do Cuidar +65.

Esta atividade inclui uma Aula Aberta sobre pintura em pedra,  apresentada pelas seniores que frequentam as Tertúlias, e a construção de uma aldeia (em maqueta) com as “casinhas” de pedra pintadas. Esta construção ficará em exposição na Junta de Freguesia.

As Tertúlias de Artes e Ofícios é um espaço de convívio e partilha de saberes entre a população sénior da freguesia, em que são as próprias seniores que propõem, desenvolvem e ensinam/aprendem as técnicas utilizadas nos projetos propostos.

Em conjunto com estas atividades, a Junta de Freguesia vai apoiar e integrar a atividade do Saltitão, que por constrangimentos de obras ficou impossibilitado de apresentar a sua atividade nas instalações próprias. Desta forma, aliando a atividade das seniores das Tertúlias, num verdadeiro intercâmbio intergeracional, estará patente uma Exposição de trabalhos sobre a Cidade elaborados pelos alunos do Saltitão, evidenciando, por um lado, a Cidade Educadora que os meninos idealizam e, por outro, a “Aldeia” com que as seniores se identificam – Montijo enquanto cidade educadora .

Os comentários estão fechados.