MAPPE promove debate sobre educação

MAPPE promove debate sobre educação

O Núcleo do Montijo do MAPPE – Movimento Pais, Professores, Educadores e Alunos Unidos promove a palestra “O Movimento de Escola Moderna em Portugal. TPCs: Sim ou Não?”, no próximo dia 18 de maio, a partir das 15h00, no salão nobre da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

A palestra pretende apresentar a origem histórica, os referenciais teóricos e os princípios pedagógicos do Movimento da Escola Moderna (MEM) português. Um segundo objetivo, a propósito dos trabalhos para casa, é promover a compreensão crítica das razões dos que defendem e dos que são contra esta atividade, partilhando-se estratégias de como se pode promover nas crianças e jovens, quer a autonomia e a responsabilidade pelo estudo e pelas aprendizagens curriculares, quer o gosto e o sentido pelo trabalho escolar.

O evento tem como orador convidado Luís Mestre, professor do 1.º ciclo e presidente da direção do Movimento da Escola Moderna. É formador de professores em práticas de diferenciação pedagógica, comunidades de aprendizagem e modelos pedagógicos de cariz sociocultural. É mestre e doutorando em formação de professores, na área da escrita profissional de professores investigadores da sua prática, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

A entrada é livre e a palestra é certificada pelo CENFORMA, como ação de formação de curta duração.