Ninhos de chapins colocados na zona este da freguesia

Ninhos de chapins colocados na zona este da freguesia

No passado dia 02 de abril foram colocados ninhos de chapins no Vale Salgueiro, Colinas do Oriente (junto à Igreja dos Pastorinhos) e Alto das Vinhas Grandes (zona dos Pinheirinhos).
A iniciativa, promovida pela junta de freguesia no âmbito da candidatura ao Eco-Freguesias, contou com a participação das crianças e jovens do projeto CLDS 4G, que construíram os ninhos e acompanharam a sua colocação.
A dinamização esteve a cargo do Núcleo Papa Francisco da Fraternidade Nuno Álvares (FNA) com o apoio de outros núcleos da FNA da região de Setúbal, e teve a colaboração do Serviço Municipal de Proteção Civil.
Para além do presidente da junta, esteve presente o padre José Maria Furtado, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que dedicou uma oração às casas-ninho dos chapins.
Os chapins não são afetados pelas reações urticariforme dos pelos das lagartas do pinheiro e fazem destas a base da sua alimentação. São considerados como um dos seus principais predadores, contribuindo de forma natural para o controle das pragas e equilíbrio dos ecossistemas.

 

Os comentários estão fechados.