Barca Aldegalega distinguiu Susana Falardo Ramos e Somos Peixinho

No dia 15 de setembro, a Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro (UFMA) entregou a distinção de mérito Barca Aldegalega à Associação Somos Peixinho e à médica-dentista Susana Falardo Ramos. A cerimónia teve lugar no Cinema-Teatro Joaquim d’ Almeida, no Montijo, e contou com um concerto do fadista Helder Moutinho.

Mais uma vez, a Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro reconheceu e enalteceu publicamente instituições e individualidades da freguesia, que se notabilizam pelos seus percursos pessoais, profissionais e associativos.

A médica-dentista Susana Falardo Ramos tem um percurso profissional de grande relevo na área da ortodontia, tanto a nível nacional como internacional. Ao curriculum extraordinário, junta imensos projetos de cariz social, numa entrega à comunidade que merece ser louvada.

Susana Falardo Ramos recebeu a barca pelas mãos do presidente da UFMA, Fernando Caria, e deixou um agradecimento emocionado à câmara e a junta, referindo acreditar que “a prevenção está de mãos dadas com a educação. Acredito que á de extrema necessidade dotar e capacitar a sociedade de ferramentas que permitem colocar em prática e difundir os cuidados básicos e primários de saúde oral. A distinção que hoje me é atribuída vem não só reforçar a vontade de fazer mais, mas, de igual forma, a vontade de fazer mais e melhor pela população em geral, mas fundamentalmente pela comunidade montijense em particular”, afirmou.

A Associação Somos Peixinho é umas das mais recentes instituições do movimento associativo da freguesia. Desde a sua criação, em 2015, que se tem destacado pela vontade de dinamizar o Montijo e pelo espírito solidário dos seus eventos, como é o caso do Grande Piquenique Somos Peixinho.

Fernando Belo, presidente da direção da Somos Peixinho, recordou que “em cinco anos de existência levámos mais de vinte mil pessoas aos eventos que organizámos. Temos promovido abraços, sorrisos e cumplicidades. Abraçámos e abraçaremos desafios que permitam que pessoas, de diferentes proveniências e ideais, trabalhem em conjunto com um objetivo comum: o nosso concelho”.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, não poupou elogios à União das Freguesias, garantindo conhecer bem “as raízes profundas das convicções democráticas dos autarcas da freguesia que tudo fazem para servir os seus fregueses”.

Sobre os homenageados, Nuno Canta, enalteceu os seus esforços em prol da comunidade montijense: a Susana Falardo Ramos reconheceu não só o seu mérito na medicina dentária e na área da ortodontia, mas também a identificou como exemplo de quem cumpre o “verdadeiro sentido de ser médico: estar ao serviço dos outros.” À Somos Peixinho deixou uma palavra de apreço pelo “extraordinário trabalho realizado no desenvolvimento da cultura do Montijo”, sublinhando que a associação sempre contou sempre com o apoio da autarquia e garantindo que está previsto uma arranjar uma sede para a associação.

Fernando Caria encerrou os discursos, assegurando que a escolha de distinguir Susana Falardo Ramos e a associação Somos Peixinho com a Barca Aldegalega foi motivada “pelo trabalho, dedicação, empenho e, essencialmente, vontade de servir de ambos”.

O autarca enumerou, ainda, as causas e iniciativas a que a freguesia se tem dedicado afiançando que “tudo temos feito para que o nosso trabalho dignifique ainda mais a nossa freguesia e continuaremos a trabalhar para isso”.

A cerimónia terminou da melhor forma, com fado, na voz de Helder Moutinho.